segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Livros de restaurantes estrelados





Vou dar aqui duas dicas de livros simplesmente fantásticos, que são os preferidos da minha biblioteca gastronômica!


Um deles é o The French Laundry Cookbook, do super badalado chef Thomas Keller. O French Laundry é considerado um dos melhores restaurante do mundo e, por muitos, o melhor da América. O livro contém muitas receitas incríveis!

O outro é o The Big Fat Duck Cookbook, do chef Heston Blumenthal. Com certeza o livro mais bacana que eu tenho, pesa uns 4kg (juro) e é simplesmente deslumbrante! Recheado de fotos magníficas (as mais lindas que eu já vi), conta a história do restaurante, tem algumas dicas do chef e muitas receitas! Além de contar com um capítulo enorme de técnicas culinárias e equipamentos usados no Fat Duck. O restaurante sempre esteve entre os melhores do mundo e tem 3 estrelas Michelin, mas apesar de todos esses títulos não agrada a todos.



Onde comprar:


Le Vin






Um dos restaurantes que mais gosto (e frequento) em São Paulo é o Le Vin! Acredito que eles têm a fórmula do sucesso, comida de qualidade, bom atendimento, boas opções de vinhos (o nome diz tudo) e preço justo!
Não é à toa que só em São Paulo existem três unidades, além de uma no Rio de Janeiro. Isso sem falar na Patisserie e Boulangerie vizinhas do restaurante da Alamenda Tietê (SP).

Nos restaurantes adoro o couvert, simples e divino! Pão maravilhoso, quentinho e fresquíssimo acompanhado de manteiga e patê de foie. Os pratos que mais peço são: as ostras (sempre fresquinhas), fraldinha assada, boeuf bourguignon, polvo grelhado com batatas fritas e o steak tartare! (Ainda não almocei, tô com água na boca só de pensar...)

A Patisserie é um ótimo lugar para tomar um café da manhã e comer doces maravilhosos! E a Boulangerie tem um pão melhor que o outro, não deixem de provar o croissant...
Endereços:
Alameda Tietê, 184 - Jardins (11) 3081-3924
Rua Pais de Araújo, 137 - Itaim (11) 3168-3037
Rua Armando Penteado, 25 - Higienópolis (11) 3668-7400
Rua Barão da Torre, 490 - Ipanema (RJ) - (21) 3502-1002

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fotos by Carol Milano









Essas são as fotos das receitas que elaborei para o Taste! Fondue de queijo, crumble de maçã, sopa de abóbora com gengibre e suflê de batata.
Quem assina é Carol Milano, uma grande amiga e excelente fotógrafa!
Contato da Carol:
11-8381-8688

Receitas no Taste

Clique

Novidade! Agora minhas receitas no portal Taste!

Por enquanto só os cadastrados do site receberam o link, mas em breve haverá um ícone de receitas!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vinhos chilenos




Concha y Toro


Da primeira vez que estive no Chile fui visitar algumas vinícolas, um passeio que eu acho que vale muito à pena. Nessa minha rápida passagem pelo país, como não tive muito tempo, apenas tomei alguns bons vinhos e comprei outros muitos.

Como lá a oferta de bons vinhos é imensa e o preço comparado ao que pagamos aqui no Brasil é muito mais interessante, vale à pena aproveitar para reabastecer a adega.

Seguem alguns que eu trouxe na bagagem:

Montes Alpha
Safra: 2007
Uva: Chardonnay
Produtor: Vina Montes

*Montes Alpha M
Safra: 2006
Produtor: Vina Montes

Marques Casa Concha
Safra: 2007
Uva: Chardonnay
Produtor: Concha y Toro

Perez Cruz Reserva
Safra: 2007
Uva: Syrah
Produtor: Vina Perez Cruz

*Dom Melchor
Safra: 2006
Uva: Cabernet Sauvignon
Produtor: Concha y Toro

*Domus Aurea
Safra: 2006
Uva: Cabernet Sauvignon
Produtor: Vina Quebrada de Macul

Chateau Los Boldos
Safra: 2007
Uva: Merlot
Produtor: Chateau Los Boldos

Tabali Reserva
Safra: 2007
Uva: Syrah
Produtor: Vina Tabali

Cartagena
Safra: 2008
Uva: Riesling
Produtor: Vina Casa Marin

*Os mais especiais (e caros).

Dicas de Santiago


No final da semana passada estive no Chile (por esse motivo não fiz tantos posts) e apesar da viagem ter sido corrida e rápida (fiquei apenas um dia em Santiago), acho que vale dar aqui algumas dicas da cidade!

Em primeiro lugar o Hotel Ritz Carlton, que eu achei simplesmente maravilhoso, serviço impecável e ótima localização! O restaurante do hotel também é muito gostoso, almocei lá e comi um ravioli de frutos do mar que adorei.

Ritz


Para o jantar, depois de pedirmos algumas sugestões, escolhemos o Astrid y Gastón, o restaurante do chef peruano Gaston Acurio (mesmo dono do restaurante La Mar aqui em São Paulo, que eu já citei no blog). Nossa experiência (digo no plural porque estava com o meu marido) lá foi algo incrível, pedimos o menu degustação do chef:

- ceviche erotismo (ouriço, ostra, ostião e leche de tigre)

- causa limeña (uma "bolinha" de purê de papa amarilla com lâminas de salmão defumado e atum e ovas de salmão)

- camarão empanado com quinoa ao molho de mel, gengibre, maracujá e laranja

- vieira em sua concha com espuma de ostiones

- tortelini de cabrito

- congrio grelhado com risoto de quinoa e aji amarillo

- filé americano (grelhado e acebolado, acompanhado de batatas fritas)

- trio de sobremesas: arroz de leche (como o nosso arroz doce), os clássicos picarrones (parecido com o nosso "sonho") e suspiro a la limeña (doce de leite com suspiro)

Posso dizer que foi um dos melhores jantares que já tive! Tudo, absolutamente tudo, estava perfeito! Um prato melhor que o outro, serviço mais que atencioso... Recomendo muito!


Astrid y Gaston



Há um outro restaurante em Santiago chamado Puerto Fuy, que eu não tive tempo de conhecer, mas que meu marido (que estava trabalhando na cidade) foi almoçar, pois recomendaram à ele como o melhor restaurante da cidade, e amou!


Puerto Fuy

Outra dica também é do restaurante Agua do badalado chef Christopher Carpentie, onde eu estive há 4 anos e gostei demais! Indiquei há pouco tempo para o meu pai que também aprovou!



chef Christopher Carpentier

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pudim


Eu não sou fanática por pudim, mas só de pensar no da minha avó me dá água na boca! Juro que, sem sombra de dúvidas, é o melhor pudim de leite condensado que eu já comi!

O segredo do pudim, além da receita, é a temperatura do forno. Não pode ser alto, caso contrário formam aquelas "bolhinhas". Tem algumas pessoas que até gostam, mas significa que o pudim sofreu com a temperatura!

Se você gosta de um pudim lisinho e cremoso, como eu, cuidado com a temperatura do forno! Não tenha pressa para ele ficar pronto!
Vou dividir com vocês a famosa receita da dona Yzes!

Receita:

8 ovos
2 latas de leite integral
2 latas de leite condensado
Calda:
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

1. Leve o açúcar e a água ao fogo, quando virar caramelo despeje na forma do pudim.

2. Bata os ovos, leite condensado e o leite no liquidificador.

3. Despeje a mistura na forma (untada com óleo) e leve ao forno 160 graus em banho Maria por, mais ou menos, uma hora e meia ou até ficar firme.

4. Leve o pudim para gelar e desenforme depois de gelado.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Utensílios e equipamentos que não podem faltar na minha cozinha - Parte VI







Wok, tábua de plástico, silpat (lâmina flexível de silicone), sacos e bicos de confeitar.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A moda dos peruanos

São Paulo, como uma boa cidade cosmopolita, vive de tendências. E a mais nova onda são os restaurantes e a gastronomia peruana.

Bom, eu nunca estive no Peru (apesar de ser louca para conhecer) mas adoro a sua culinária! Quando fiz meu curso de especialização em confeitaria no CIA (NY) conheci uma peruana, Raquel, que me contava muito das comidas de lá. A família dela tinha restaurante em Lima e ela me passou várias receitas, entre elas a do clássico ceviche (com leche de tigre) e também de uma sobremesa, o tres leches, um bolo bem úmido!
Eu sou, absolutamente, apaixonada por ceviches! Faço muito em casa, porque além de fácil e rápido é um prato muito saudável (em breve farei um post com uma receita bacana)!

Entre os novos peruanos da cidade vou destacar os que eu realmente gostei (para não falar mal de ninguém, até porque como não sou crítica de nada não me sinto à vontade).





A casa paulistana é uma das muitas filiais (entre vários países) da rede do mais famoso chef peruano, Gastón Acurio.

Eu já estive lá três vezes e experimentei todos os ceviches, alguns tiraditos e apenas um prato quente. Para o meu gosto pessoal, o ceviche clássico é , sem sombra de dúvida, o melhor, apesar de também ter provado o nikei, criollo e miraflorino. Os tiraditos são basicamente a mesma coisa que os ceviches, porém cortados em fatias mais finas.

Como prato quente experimentei o Chicharones Chicharron, um prato enorme com várias mini porções que serve duas pessoas. Muito bacana, gostei.

O ambiente é super descontraído e gostoso, eu gosto mais de ir à noite, acho mais charmoso. Além de tudo tem um bar que serve caipirinhas divinas!!!

Rua Tabapuã, 1410 Itaim Bibi
tel 11 3073-1213





O Shimo é um restaurante de cozinha nipo peruana, ou seja, mistura da cozinha do Japão com a do Peru. A proposta é bem interessante, já que no mesmo lugar você pode pedir sushi, sashimi, temaki, ceviche, tiradito...

Eu estive lá com a Mayra, minha sócia, na semana passada. Fomos almoçar e conversando com o chef decidimos fazer um menu degustação peruano. Ele fez diversas mini porções dos pratos mais interessantes do cardápio. E foi uma delícia, recomendo!

O lugar também é bem bacana, decoração super cool by Marcelo Rosenbaum!

Rua Jerônimo da Veiga, 74 Itaim Bibi
tel 11 3167-2222

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Utensílios e equipamentos que não podem faltar na minha cozinha! Parte V














Rolo para abrir massa, ramequins (forminhas para suflê), processador de alimentos, pincel de silicone, pilão...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dui


Sábado fui jantar no novo restaurante da chef Bel Coelho, o Dui, e vou relatar aqui as minhas sensações.

Primeiramente, o lugar é muito charmoso, bem decorado, com um lindo bar na entrada, cozinha com parede de vidro que pode ser vista do salão, além de uma sala privê (para degustações fechadas) no andar de cima.

O serviço super competente, além de muito simpáticos ou garçons são super bem treinados (conhecem os pratos)!

Como tinha 40 minutos de espera e estávamos em 4 (eu, meu marido e mais um casal) pudemos experimentar vários tipos de sangrias, todas maravilhosas!

Pedimos um trio de ceviche (polvo, peixe e cogumelos) como entrada. O de polvo e cogumelo estavam bons, já o de peixe (picado muito pequenininho) ficou muito cozido (acidez).

Como prato principal pedi o atum com crosta de pimenta e salada de abacate, tomate e coentro e estava bom. Meu marido pediu o fidellini negro com frutos do mar e Jerez, que não adorou (opinião dele). Minha amiga pediu o risoto de bacalhau com arroz selvagem e gostou bastante... Quem se deu melhor foi o marido da minha amiga que pediu o robalo com molho de castanha de caju e pupunha assado (que já existia no menu do antigo restaurante da Bel, o Sabuji, e eu adorava!).

Moral da história, lugar lindo, comida boa, preço salgado (querem saber o valor da conta? 470 ou 117 por pessoa) e serviço bom. Perguntamos pela Bel, mas ela estava no escritório... Preciso ir mais vezes lá e experimentar outros pratos para poder dar uma opinião definitiva!

O nome Dui vem do I Ching e significa "alegria", "conversa prazerosa" e "convivência à mesa".

Al. Franca, 1590, tel. 2649-7952

Experiência em Saigon - por Mayra Abbondanza Abucham




Em março deste ano tive a chance de viajar com a família para alguns destinos exóticos, entre eles o Vietnam, mais precisamente Saigon.

Confesso que quando viajo no mínimo metade dos meus interesses estão relacionados à comida. Já no aeroporto encontrei um livro que se chamava “100 Experiências Gastronômicas para se Ter Antes de Morrer”. Nunca escolhi um livro tão rápido, o nome era incrível!

O autor é um pouco tendencioso, mas o que realmente me interessou foi encontrar uma das experiências gastronômicas lá em Saigon.

O trecho do livro que descreve o ChaCa La Vong é interessante, mas na volta minha mala estava pesada (como sempre!) e acabei deixando o livro lá. Vou descrever com minhas palavras: trata-se de um bagre no açafrão, frito numa panela de metal sobre carvão (feito na nossa mesa) em óleo de amendoim com uma infinidade de ervas e especiarias. Ele é servido com noddle de arroz, molhos típicos e acompanhamentos.

O restaurante era super simples, só tinha este prato e a cerveja era servida em temperatura ambiente com algumas pedras de gelo. Detalhe: Nós não falávamos a língua e eles não falavam nenhuma outra. Ainda bem que não havia outras opções.

Achei uma delícia, vim, vi, comi, repeti e me diverti.
Agora só faltam as outras 99 experiências!

Mayra Abbondanza Abucham

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Dicas de Nati Vozza

Gente, resolvi fazer um intercâmbio com blogueiras que eu gosto, cada uma vai dar suas dicas especias aqui no blog. Meu sonho, sempre quis dar uma de Marília Gabriela...

Então para começar eu escolhi a minha amiga, e super querida, Nati Vozza do Glam4you, um blog super bacana de moda, estilo e tendências! A Nati trabalha com moda, e além de ter um super bom gosto é muito antenada!

Ela também me convidou pra criar uns petisquinhos para o Glam e depois vocês vão poder conferir!



Um lugar em São Paulo para:

Comer um doce: Tenho até agua na boca quando penso no PAVÊ DE NOZES do AMOR AOS PEDAÇOS.


Para tomar café:
Nao sou mto fã de café, então vou no meu FRAPUCCINO MOCHA STARBUCKS

Tomar sorvete: Hummm AMO muito o de BANANA COM CARAMELO da SORVETERIA PARMALAT.

Tomar café da manhã: Galeria dos Pães (Pão na chapa com requeijã quente)

Tomar um suco: QUALYFRUIT (Todos os sabores que imaginar) e Suco Bagaço.

Comer um lanche: FREVO

Almoçar com as amigas:
FORNERIA

Tomar um drink com as amigas:
Qualquer lugar..Sempre.. Mas sou louca pelo strawberry fizz do PORTO LUNA, Faz tempo que não vou,mas quando vou com amigas sempre pedimos e nos divertimos mto... É CHAMPAGNE COM MORANGOS, e qualquer lugar que tenha um bom e gelado COSMOPOLITAN

Jantar com o namorado: CHAKRAS

Tomar um drink com o namorado:
GABRIEL , Variedade em drinks e ambiente gostoso.

Almoçar com a família: Due Cuochi

Comprar chocolates:
CHOCOLAT DU JOUR

Comprar um presente gourmet:
SPICY

Encomendar um bolo de aniversário: crazy for cakes

Comprar docinhos para um petit comité: Pati Piva

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Receita do mês de agosto - Dedo de Moça



Cassoulet de Toulouse

500 g feijão branco
150 g toucinho defumado picado
600 g lombo de porco
200 g linguiça suína
400 g coxas de pato ou frango
400 g paleta ou peito de cordeiro sem osso
4 cenouras (2 picadas e 2 inteiras)
2 cebolas (1 picada e uma cortada ao meio, com cravos espetados)
6 dentes alho descascados e inteiros
5 tomates sem pele e sem sementes
150 ml vinho branco
1 talo de salsão picado
1 talo de alho poró picado
200 g caldo de frango
bouquet garni (amarre os ingredientes abaixo com um barbante):
1 pedaço (bastonete) de cenoura
1 pedaço (bastonete) de alho poró
1 ramo tomilho
1 folha de louro
1 talo de salsinha
5 grãos pimenta do reino, esmagados
200 g de farinha grossa de pão amanhecido ou farinha de rosca
sal e pimenta a gosto


1. Deixe o feijão de molho por 12 horas;
2. Cozinhe‐o com as cenouras inteiras, a cebola com cravo, 3 dentes de alho e o
bouquet garni, por 1 hora;
3. Em uma panela grande, frite o toucinho, em fogo baixo, até que fique crocante e
solte bastante gordura. Retire da panela e reserve.
4. Na gordura que sobrou na panela, frite a linguiça, retire e reserve;
5. Tempere o lombo com sal e pimenta e frite ainda na mesma gordura da panela (se
necessário, acrescente um pouco de óleo). Retire e reserve. Faça o mesmo com as
coxas de pato ou frango e com a carne de cordeiro.
6. Acrescente a cenoura e a cebola picadas, o salsão, o alho poró e os 3 dentes de
alho restantes à panela, e deixe dourar um pouco. Acrescente o vinho branco e o
caldo, e deixe reduzir um pouco.

7. Acrescente os tomates e as carnes reservadas e cozinhe por 1 hora e meia (ou até que as carnes fiquem macias).
8. Na hora de servir coloque numa panela de barro ou cerâmica (se não tiver use um
pirex), coloque a farinha de rosca por cima e deixe gratinar no forno por uns 15
minutos na potência máxima.

Utensílios e equipamentos que não podem faltar na minha cozinha! Parte IV







Peneira, panela de aço inox, panela de ferro esmaltado, maçarico, um bom liquidificador...

Colaboradora!



Gente, tenho o prazer de apresentar nossa nova colaboradora, minha prima e sócia na Dedo de Moça, Mayra Abbondanza Abucham! Ela também é chef de cozinha e tenho certeza que vai fazer posts maravilhosos!

Aguardem, na semana que vem!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Utensílios e equipamentos que não podem faltar na minha cozinha! Parte III







Grelha, fouet (batedor de arame), espátulas de silicone, forma de silicone, cortador de massa...