sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Treinamento para cozinha doméstica


Madame Aubergine


A Dedo de Moça vai realizar um treinamento completo para a cozinha doméstica na escola Madame Aubergine! Mas não pensem que as aulas são apenas para cozinheiras domésticas, as donas DA casa podem (e devem) participar também!
Informações abaixo:
Treinamento completo - Cozinha Doméstica10 a 13 de novembro - das 8h as 12h
"Este é o carro chefe da Dedo de Moça"
Foco do treinamento:
conhecer os fundamentos da cozinha clássica
executar receitas
elaborar cardápio
organizar listas e periodicidade das compras
Capacitar a cozinheira (ou o responsável) a gerenciar e planejar com autonomia

Desta maneira a Dedo de Moça visa profissionalizar o serviço da cozinha doméstica proporcionando uma alimentação de qualidade, gerando momentos de união e prazer à mesa.

1º Módulo: 10/11 – das 8:00hs as 12:00hs
Organização da Cozinha – pré-preparo, armazenamento, cuidados, limpeza, organização de geladeira e despensa e check-list semanal,
Cortes –afiando a faca, tipos de facas e realização dos cortes clássicos,
Caldos – introdução aos caldos clássicos e execução de Caldo Claro de Ave e Caldo Escuro Bovino,
Execução de receitas: picadinho de carne, salada de quinua com peito de peru e tangerina, arroz 7 grãos com cebola caramelizada e farofa de carne seca.

2º Módulo: 11/11 – das 8:00hs as 12:00hs
· Segurança Alimentar: controle de temperatura, boas práticas de higiene, prevenção de contaminação cruzada e uso de alimentos de origem controlada, além do check-list semanal,
· Molhos-mãe, teoria e execução de bechamel, tomate e molho escuro. Daremos as receitas de todos os molhos mães e seus derivados,
Apresentação de pratos - noção de quantidade, considerações em relação à cor, textura e disposição, além de decoração de pratos.
· Execução de receitas: namorado com molho de limão siciliano, salada verde com crouton de canela e vinagrete de romã, musseline de mandioquinha e torta de morango.

3º Módulo: 12/11 – das 8:00hs as 12:00hs
· Harmonização de ervas e especiarias - introdução à harmonização de pratos com ervas frescas e especiarias e apresentação do mini-jardim de ervas.
Métodos de cocção: teoria e prática. Ênfase em ponto de cozimento de vegetais, carnes e grãos.
Execução de receitas: files de peito de frango recheados com ricota aromatizada com ervas frescas e molho de cenoura, salada mini batatas assadas com presunto cru e amêndoas, crumble de aspargos com mascarpone e suflê de chocolate.

4º Módulo: 13/11 – das 8:00hs as 12:00hs
Montagem e serviço de mesa - introdução ao serviço de mesa clássico.
Montagem de cardápio - considerações em relação a sabor, apresentação, cocção adequada, temperatura, montagem de uma refeição balanceada e como se programar antes de fazer as compras. Lista de compras, subdivididas em: supermercado, hortifruti e carnes e frutos do mar.
Execução de receitas: nhoque de abóbora com especiarias, risoto de rúcula, brie e pignoles, quiche de presunto, queijo e cebola roxa, ceviche de robalo Dedo de Moça.

Orçamento:
Três pagamentos de R$400,00.
O valor acima inclui o trabalho de treinamento pelas chefs Mayra Abbondanza Abucham e/ou Patrícia Abbondanza, o material teórico e receitas organizadas em fichário bem como listas de compras e check-lists.

Interessados, favor entrar em contato pelos email:

Nenhum comentário: