quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A moda dos peruanos

São Paulo, como uma boa cidade cosmopolita, vive de tendências. E a mais nova onda são os restaurantes e a gastronomia peruana.

Bom, eu nunca estive no Peru (apesar de ser louca para conhecer) mas adoro a sua culinária! Quando fiz meu curso de especialização em confeitaria no CIA (NY) conheci uma peruana, Raquel, que me contava muito das comidas de lá. A família dela tinha restaurante em Lima e ela me passou várias receitas, entre elas a do clássico ceviche (com leche de tigre) e também de uma sobremesa, o tres leches, um bolo bem úmido!
Eu sou, absolutamente, apaixonada por ceviches! Faço muito em casa, porque além de fácil e rápido é um prato muito saudável (em breve farei um post com uma receita bacana)!

Entre os novos peruanos da cidade vou destacar os que eu realmente gostei (para não falar mal de ninguém, até porque como não sou crítica de nada não me sinto à vontade).





A casa paulistana é uma das muitas filiais (entre vários países) da rede do mais famoso chef peruano, Gastón Acurio.

Eu já estive lá três vezes e experimentei todos os ceviches, alguns tiraditos e apenas um prato quente. Para o meu gosto pessoal, o ceviche clássico é , sem sombra de dúvida, o melhor, apesar de também ter provado o nikei, criollo e miraflorino. Os tiraditos são basicamente a mesma coisa que os ceviches, porém cortados em fatias mais finas.

Como prato quente experimentei o Chicharones Chicharron, um prato enorme com várias mini porções que serve duas pessoas. Muito bacana, gostei.

O ambiente é super descontraído e gostoso, eu gosto mais de ir à noite, acho mais charmoso. Além de tudo tem um bar que serve caipirinhas divinas!!!

Rua Tabapuã, 1410 Itaim Bibi
tel 11 3073-1213





O Shimo é um restaurante de cozinha nipo peruana, ou seja, mistura da cozinha do Japão com a do Peru. A proposta é bem interessante, já que no mesmo lugar você pode pedir sushi, sashimi, temaki, ceviche, tiradito...

Eu estive lá com a Mayra, minha sócia, na semana passada. Fomos almoçar e conversando com o chef decidimos fazer um menu degustação peruano. Ele fez diversas mini porções dos pratos mais interessantes do cardápio. E foi uma delícia, recomendo!

O lugar também é bem bacana, decoração super cool by Marcelo Rosenbaum!

Rua Jerônimo da Veiga, 74 Itaim Bibi
tel 11 3167-2222

Nenhum comentário: